Falando sobre o mundo das telinhas e telonas

quinta-feira, 24 de março de 2016

Crítica - Batman vs Superman: O heroísmo sombrio de volta às telas



Um dos filmes mais esperados do ano, na minha humilde opinião (perdendo apenas pra Capitão América - Guerra Civil e Deadpool), aportou nas telonas das terras tupiniquins, a história, basicamente, é uma das que servirá de gancho para os Vingadores A liga da Justiça, previsto para estrear em 2017.


Em resumo, o longa é a continuação de O Homem de Aço (2013) e se passa após os eventos que quase destruíram a cidade de Metrópolis, Bruce Wayne (Ben Affleck), após acompanhar tudo de, digamos, muito perto, decide que o 'falso deus', conhecido como superman, é uma verdadeira ameaça ao planeta. Pegando carona no mesmo pensamento, Lex Luthor (Jesse Eisenberg), que nesse filme tem mais trejeitos de coringa que do Lex que já vimos, utiliza de meios sórdidos para colocar os dois heróis num combate pesado, que dura pouco, mas consegue provar que, mesmo sem poderes, Batman é o mito que pensávamos, (apesar de ter ouvido alguns gritarem que foi covardia). É necessário contar que Mulher Maravilha (Gal Gadot), apesar de não ter seu nome no título do filme e ter sido sempre sitada como participação, apareceu bem, levando por vezes o público a aplaudir em cenas que ela aparecia.


Diferente do que estamos acostumados a ver nos filmes coloridos da Marvel, O longa traz uma atmosfera sombria a todo tempo, algo esperado por ser uma 'marca' um diferencial da DC, mas o clima de tensão, por muitas vezes excessivo, faz esquecer que é um filme com a temática heróis. Óbvio que os personagens que dão nome ao filme sofrem com o desgaste de tantas produções sobre eles, mas a expectativa de vê-los juntos gerava ansiedade até nos menos fãs de filmes de heróis, essa expectativa, talvez, tenha excedido os limites e causando a sensação de que o filme poderia ser MUITO melhor, chega a empolgar, mas apenas nos 40 minutos finais, antes disso a sensação é que querem, correndo, colocar toda a informação possível, pra que nos momentos empolgantes, não se precise pensar no que, nem como, está acontecendo.


Tirando a maioria das cenas da Mulher Maravilha e as participações dos outros heróis da Liga da Justiça - pontas para os próximos filmes que virão - praticamente tudo que se viu no filme, já foi mostrado nos trailers. Batman é o cara sombrio, inteligente, galanteador e rico, Superman aparece mais como o homem apaixonado que faz de tudo pela amada, também parece o adolescente mais forte da sua turma, mas que não sabe bem o que fazer com sua força (fora o topete que não se mexe na luta, em explosões, mas assanha na chuva).



Agrada, sim, afinal os personagens possuem uma legião de fanáticos sedentos por vê-los, Ben Afleck provou que foi uma escolha certa para interpretar o cavaleiro das trevas, Gal Gadot, mostrou ao que veio também (sou fã mesmo, admito), mas dá a sensação de lentidão, demora pra acontecer algo que impressione, mas, se o foco era mostrar a nova fase de filmes da DC/ Warner, cumpre seu papel e deixa o desejo de que venha a continuação. Vale para um programa com os amigos, mas não mais que isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião também!! Fala aí!